terça-feira, 21 de março de 2017

Explicação da foto de Soldados americanos com bandeira da SS nazista


É normal ver essa foto que coloca em xeque mais uma vez as atitudes de soldados norte-americanos.
 A imagem mostra dez homens da Marinha dos Estados Unidos, devidamente armados e fardados, posando com uma bandeira dos EUA e outra com o símbolo da SS, possível referência reconhecida da Schutzstaffel, uma das tropas mais famosas do nazismo. A imagem foi produzida em Sanin, no Afeganistão, em setembro de 2010, mas acabou sendo divulgada na internet para o mundo todo. 
Em comunicado, o corpo de infantaria da Marinha condenou a imagem dizendo que a fotografia contendo um símbolo nazista é "inaceitável" e medidas a respeito já foram tomadas, mas deixou claro que nenhum dos soldados que aparecem na foto serão castigados. De acordo com o canal de televisão "Fox", os homens não teriam reconhecido bem o símbolo. Para eles, o desenho SS seria uma abreviação da palavra "Sniper Scouts" (atiradores batedores em uma tradução livre).
Os soldados fazem parte da base militar de Camp Pendleton, na Califórnia. Segundo a porta-voz da unidade, comandante Gabrielle Chapin, seus homens nunca tiveram a intenção de se associar a uma organização nazista. Ela explicou também que eles não serão punidos pois não foram intolerantes, mas ignorantes.
A Schutzstaffel (Tropa de Proteção, em português) foi formada originalmente em 1923 com apenas oito integrantes, mas acabou sendo abolida no mesmo ano e ressurgiu em 1925 com o objetivo de se encarregar da proteção pessoal de Hitler, além de cuidar dos eventos do Partido Nazista. Em 1936, a organização ganhou força e passou a contar com todo um exército próprio. Algum tempo depois, o grupo se fundiu com a polícia secreta nazista (Gestapo) e passou a ser responsável pelos campos de concentração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.