sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Anésio Lara: Efígie Nacional


SÉRIE: EFÍGIES NACIONAIS(4 DE 5)

ANÉSIO LARA

Anésio de Lara Campos Filho, advogado e integralista, pouco se sabe sobre esse personagem, liderou por muitos anos a Ação Integralista Brasileira. 

Anésio Lara moveu na década de 90 uma ação pelo fechamento do PT (Partido dos Trabalhadores), e, queria lutar pela não banimento da suástica. "A decisão da prefeita feri a liberdade de expressão" - Afirmava Anésio. 

Em 1992, quando a prefeita de São Paulo, Luiza Erundina (PT), sancionou a lei que proíbe a produção e a venda de emblemas nazistas na capital paulista seguindo a lei nº 11.213/92 foi proposta pelo vereador Walter Feldman (PSDB) e, de acordo com texto publicado no "Diário Oficial" do município, sancionando que os infratores estão sujeitos a cassação da licença de funcionamento, apreensão do material e multa. O advogado Anésio de Lara Campos Filho(que fez do integralismo sua profissão de fé), disse: "A prefeita deveria banir também, por decreto, a foice e o martelo." - ícones do comunismo.

Revisionista, também negava o holocausto, ajudava da divulgação das obras de S. E. Castan e da Editora Revisão.
Agregou o movimento Carecas do ABC como milícia do movimento integralista, sempre lutou pela união de todos os nacionalistas.

O primeiro grande evento neointegralista aconteceu em 2004 em São Paulo. No auditório que sediava o Primeiro Congresso Integralista para o Século 21 estavam diversos grupos de todo o país, reivindicando para si a identidade de integralistas. Na pauta, a proposta de unificação de todas as organizações sob uma única denominação e a fundação de um novo partido político. Acompanhando as palestras estavam também membros de grupos nacionalistas como o Movimento pela Valorização da Cultura, do Idioma e das Riquezas do Brasil, ex-militares, skinheads e até um meio-irmão do senador petista Eduardo Suplicy. Seu nome é Anésio de Lara Campos Filho.

Deixou seu legado e se torna um efígie nacional, por lutar declaradamente contra a NOM.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.