sábado, 30 de abril de 2016

Carta del Lavoro, revolução em prol dos trabalhadores


Benito Mussolini, junto aos trabalhadores.

Carta del Lavoro, carta do trabalho ou carteira de trabalho, é o documento criado em 1927, onde o Partido Nacional Fascista de Benito Mussolini apresentou as linhas de orientação que deveriam guiar as relações de trabalho na sociedade, nomeadamente entre o patronato, os trabalhadores e o Estado, sendo uma das facetas do modelo político corporativista.
Segundo este documento, todos deveriam seguir as orientações e o interesse do Estado. À sociedade permitia-se que se organizasse em corporações, isto é entidades como associações patronais e sindicatos que representassem, não a diversidade de interesses, mas a colectividade.
Também, garantia o direito de férias, folgas, e quantidade de horas que cada trabalhador poderia trabalhar por semana.
Este modelo revolucionou o mundo, pois o mundo viu o crescimento trabalhista fascista-italiano que ficou para a história sob a designação de Corporativismo e que foi replicado em Portugal (pelo Estatuto do Trabalho Nacional), no Brasil durante a Era Vargas, na Turquia por Ataturk e na França.
No Brasil, a "carteira de trabalho" ainda se mantém, e é um documento obrigatório a todos os trabalhadores, porém, com a falta de interesse ou preocupação com nossos trabalhadores, muitos estão sendo explorados, trabalhando sem receber salário, sendo demitidos sem receber seus auxílios, e isso vindo tanto das empresas privadas como dos Órgãos Públicos. Hoje, são vistos como mão de obra barata, para gerar lucro ao governo e sem receber nenhuma retribuição vinda da sociedade ou de seus superiores. Hoje o trabalhador perdeu sua identidade e a imagem de sua real importância, algo que parece "piada", pois aonde olhamos vemos o fruto de um trabalhador, na rua, calçadas, casas, janelas, postes, luzes, tudo! Tudo foi construído por um trabalhador, e sequer a sociedade reconhece ou vê o suor de um trabalhador em cada obra que hoje desfrutamos. Por isso nós nacionalistas admiramos TODOS OS TRABALHADORES BRASILEIROS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.