sexta-feira, 5 de maio de 2017

16 fatos sobre Julius Evola



"Sobre Julius Evola" por Daniel Artur Branco


Para este autor
1- O Governo da Terceira Casta é datado na revolução liberal-burguesa. Os Estados Unidos não são a Terceira Casta.
2-O Governo da Quarta Casta é datado por Evola na Revolução Bolchevique.
3- Evola associa ao nascimento da Quarta Casta a doutrina marxista
4- Marxismo e liberalismo são doutrinas diferentes, que não podem ser confundidas em Evola.
5- O fato de Evola ter chamado os Estados Unidos de párias, isto é, sem casta, antes da sua morte não afeta a sua posição sobre as castas, pois os Estados Unidos não são casta.
6- A teoria das castas em Evola é uma teoria de domínio. Só há decaída de casta quando há uma revolução que domina, um governo.
7- Para Evola, o marxismo ou revolução bolchevique-marxista é a etapa final desse processo de degeneração.
8- O chamado governo dos sem casta não é bem um governo, mas um esvaziamento de sentido de todos os outros governos, uma negação absoluta de todas as quatro castas. No caso das duas primeiras castas, é possível serem descritas como a cavalgar o tigre nesse período.
9- Acontecimentos regionais são diferentes de acontecimentos globais em Evola.
10- Se os Estados Unidos são chamados de sem casta ou quinto estado durante a década de 1960, isso quer dizer que nesta nação a liberal-burguesia já não domina e a influência dos princípios marxistas-bolcheviques, a saber, o igualitarismo, o materialismo metafísico (para usar a linguagem de Habermas), a negação da religiosidade etc. os afetam de um modo que já não há nem liberalismo-burguês puro, tampouco socialismo puro lá.
11- Os Estados Unidos não decaíram de casta porque eles nunca foram uma casta. Eles não passaram nem por uma revolução liberal-burguesa - pois já foram criados nela - nem por uma revolução marxista. Antes, os princípios de ambos, mesmo que impuros, os afetaram, ora se enfatizando mais o princípio burguês, ora o princípio igualitarista do marxismo.
12- No entanto, somente é possível uma era global - não regional - dos sem casta quando o mundo já não é dominado por nenhuma das quatro. Isso ocorre depois da Queda da União Soviética.
13- Na doutrina de Evola, não houve uma vitória do liberalismo sobre o comunismo, mas o fim de ambos com o advento dos sem casta.
14- Essa é a doutrina de Marcos Ghio, a quem é legada a especialidade no assunto do Quinto Estado ou dos sem casta: “a queda estrepitosa do Comunismo soviético a partir de 1989 [é] [...] a confirmação da doutrina do Quinto Estado”.
15- Portanto, está mais do que claro, sem subterfúgios, que Evola, assim como Guénon, via o liberalismo-burguês, apesar de condenável, como menos ruim que o marxismo e/ou socialismo.
16- Não só as próprias palavras de Evola dizem isso com todas as letras como autores de renome, como Dugin e Alain de Benoist, o confirmam. Estes, assim como Claudio Mutti, sabem que Evola pensava assim, dizem que Evola errou e só tomam dele o que concordam.
Esses 16 pontos mostram, de uma vez por todas, que “evoliano socialista” não existe.

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