quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Por que na Rússia o Natal não é dia 25 de dezembro?


Foto feita pelo brasileiro Cristiano Alves em São Petersburgo. 2015. 

O Natal é conhecido mundialmente por ser um feriado e festival cristão comemorado dia 25 de dezembro, mas em alguns países eslavos e ortodoxos, por exemplo, na Rússia e na Geórgia o Natal não é comemorado em dezembro, mas sim em janeiro, no dia 7. Muitos cristãos ao saberem dessa notícia ficam sem entender o motivo dessa diferença, bom, vamos explicar, na verdade os ortodoxos celebram SIM o Natal em 25 de dezembro, mas os ortodoxos seguem um calendário diferente da maioria dos cristãos, então a festividade cai no dia 7 de janeiro, como já dito.
Explicando de maneira simplificada: A Igreja Ortodoxa não aceitou a reforma do calendário promovida pelo Papa católico Gregório, em 1582. A reforma corrigiu a defasagem de 13 dias que havia entre a data do calendário e a data real da mudança das estações – equinócios e solstícios. Assim sendo, os ortodoxos continuam celebrando o Natal em 25 de dezembro, só que pelo calendário Juliano, criado por Júlio César em 45 a.C, enquanto a maioria dos cristãos adotamos a reforma católica e utilizam o calendário Gregoriano. Vale lembrar que a Igreja Ortodoxa na Rússia tem 58,8 milhões de seguidores, ou seja, 41% da população é ortodoxa.
Foto feita pelo brasileiro Cristiano Alves em São Petersburgo. 2015. 
Podemos resumir que essa diferença das datas entre o cristianismo é culpa do calendário, mas isso significa que os  ortodoxos seguem um calendário totalmente diferente dos demais cristãos? Bom, sim e não. O calendário da Federação Russa passou a seguir o modelo gregoriano após a Revolução de Outubro de 1917. No entanto, a Igreja Ortodoxa Russa não aceitou a reforma e até hoje utiliza o calendário juliano, que tem 13 dias de diferença com o calendário gregoriano.
Assim, no calendário oficial do Estado, temos as mesmas datas, em Moscou, em Brasília, em Gibraltar, em Washington, em Paris e etc... Mas nas festas religiosas, que não fazem parte do calendário do Federação Russa, já que o mesmo é um Estado laico, as datas seguem o calendário juliano. Por isso, o Natal cai no dia 25 de dezembro, mas de um calendário diferente (7 de janeiro para os ortodoxos).
Tanto os dias 24 e 25 de dezembro (no calendário gregoriano) são dias laborais aqui na Rússia. O Natal ortodoxo (7 de janeiro) cai no meio de um feriado prolongado que os russos têm todo ano, entre 1 e 10 de janeiro.   
Mesmo que o Natal seja tradicionalmente um dia santificado cristão, o Natal é amplamente comemorado por muitos não-cristãos, sendo que alguns de seus costumes populares e temas comemorativos têm origens pré-cristãs ou seculares. Costumes populares modernos típicos do feriado incluem a troca de presentes e cartões, a Ceia de Natal, músicas natalinas, festas de igreja, uma refeição especial e a exibição de decorações diferentes; incluindo as árvores de Natal, pisca-piscas e guirlandas, visco, presépios e ilex. Além disso, o Papai Noel(conhecido como Pai Natal em Portugal) é uma figura mitológica popular em muitos países, associada com os presentes para crianças.
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não-cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas. O impacto econômico da comemoração é um fator que tem crescido de forma constante ao longo dos últimos séculos em muitas regiões do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.