sexta-feira, 25 de maio de 2018

Os britânicos mataram 4,5 milhões de pessoas por dinheiro



Os Britânicos tinham uma agenda econômica cruel quando chegaram para operar na Índia e ela não incluía empatia para com os cidadãos nativos. 
Sob o domínio britânico(British Raj) a Índia sofreu incontáveis fomes. Mas Bengala foi a região pior atendida. A primeira das fomes aconteceu em 1770, seguida por outras severas em 1783, 1866, 1873, 1892, 1897 e finalmente em 1943-44.
Anteriormente, quando fomes atingiram o país, os governantes indígenas foram rápidos com respostas úteis para evitar desastres maiores. Depois das chegada do britânicos, a maioria das fomes foi uma conseqüência de atrasos nas monções junto com a exploração dos recursos naturais do país pelos britânicos para seu próprio ganho financeiro. Ainda mais, eles fizeram pouca coisa para reconhecer a devastação que estas ações acarretaram. Pelo menos, eles ficaram irritados com as inconveniências de taxar os famintos produzidos.


Fome de 1943 em Bengala é um entre vários eventos de fome em massaque ocorreram na história de Bengala administrada pelo Império britânico. É estimado que em torno de 3-4,5 milhões de pessoas morreram de fome e desnutrição durante o período


Uma família faminta em Bengala, em 1943.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.